foco
francisco lezama
foco
francisco lezama
Num país marcado por crises econômicas e instabilidades políticas, os jovens argentinos encontram-se em um cenário de constante variação e troca, seja de moedas, de línguas, ou de sonhos. O cinema de Lezama tenta captar essas transformações: são corpos que navegam entre pesos e dólares, afetos efêmeros e labirintos de tradução.
Neste foco especial do Noturno, que observa de perto a obra do cineasta argentino Francisco Lezama, apresentamos curtas onde o humor flerta com o absurdo e revela a estranheza de viver à sombra de um sistema instável. Uma abordagem curiosa sobre a relação entre crise financeira e destino individual.
Para completar o programa, convidamos o próprio cineasta a selecionar um filme que dialoga com sua obra. A escolha de Francisco é Atardecer (2015), de Violeta Uman. Uma narrativa de emoções delicadas, que desloca o olhar para a memória de mulheres na terceira idade, dialogando com o tema do tempo e da resistência.
13min, Argentina, 2015
Francisco Lezama e Agostina Gálvez
Durante o verão, Ivana trabalha para uma agência que aluga apartamentos para estrangeiros. Sua tarefa é simples: receber inquilinos, traduzir do inglês para o espanhol e trocar dólares por pesos. Ivana, no entanto, é complexa, e toda essa rede de traduções e trocas acaba construindo um mundo em que realidade e ficção, pesos e dólares, amantes e amor se tornam indistintos.
19min, Argentina, 2016
Francisco Lezama e Agostina Gálvez
Dois jovens argentinos, reunidos por ação do acaso, vagam pelas ruas de Nova York, cada vez mais perdidos em um labirinto de câmbio, problemas de tradução, vocação religiosa e flertes noturnos.
23min, Argentina, 2024
Francisco Lezama
Buenos Aires, 2019. Uma guarda de segurança pressente o roubo de uma obra de arte. Ao consultar seu pêndulo, vê uma alta abrupta no dólar. Uma demissão imprevista e sua indenização a levam a conhecer o funcionário de uma casa de câmbio.
13min, Argentina, 2015
Violeta Uman
O marido de Tamara faleceu recentemente e estas são suas primeiras férias sem ele. Ela conhece outras senhoras idosas no resort. Elas conversam durante uma caminhada na floresta. Alternam sem esforço entre assuntos leves e as coisas importantes da vida.